QUE E A VERDADE

A existência da Bíblia é um milagre de Deus

  1. A existência da Bíblia é um milagre de Deus

Quantos Livros tem a Bíblia? Quantos Capítulos? Quantos versículos? E quantas letras? Dependendo da versão. vejam estas e outras curiosidades aqui.Examinando a Biblia

A existência da Bíblia até os nossos dias só pode ser explicada como um milagre.

Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos.

Esses homens tinham diferentes atividades e escreveram sob diferentes situações.

Na maior parte dos casos não se conheceram. Viveram em lugares distantes, de três continentes, escrevendo em duas línguas principais.

Devido a essas circunstâncias, em muitos casos, os autores nada sabiam sobre o que já havia sido escrito. Muitas vezes um escritor iniciava um assunto e, séculos depois, outro completava o. Tudo isto somado num livro puramente humano daria uma confusão de ideias não acha?

Imaginai o que seria fisicamente a Bíblia, se não fosse à mão de Deus! Ninguém sabe ao certo como os 66 livros encontraram se e agruparam-se num só volume; isso é obra de Deus. Sabemos que os escritores não escreveram os 66 livros de uma só vez, nem em um só lugar, nem com o objetivo de reuni-los num só volume, mas em intervalos durante 16 séculos, em lugares que vão de Babilônia a Roma.

 

  1. A divisão por Livro capítulos e versículos.

Em resumo;

  1. Divisão em partes principais. São duas: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento é três vezes mais volumoso do que o Novo Testamento.
  2. Composição quanto a livros. São 66, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
  3. O maior livro é o dos Salmos; o menor é 3 João.
  1. Divisão em capítulo. São 1.189, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento.
  2. O maior capítulo é o Salmo 119; e o menor é o Salmo 117. Para ler a Bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos aos domingos e 3 nos demais dias da semana. Foi dividida em capítulos em 1250 d.C. por um apaixonado, estudioso das Escrituras.
  3. Divisão em versículos. São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7.959 no Novo Testamento. O maior versículo está em Ester 8.9 e o menor em Êxodo 20.13; em Lucas 20.30, na TRBR; em Jó 3.2 na ARA. Como se vê, depende da versão.
  4. Noutras línguas varia também. Isso não tem muita importância. Foi dividida em versículos em duas etapas: o Antigo Testamento em 1445 ; o Novo Testamento em 1551
  5.  Stevens publicou a primeira Bíblia dividida em capítulos e versículos em 1555, sendo esta a Vulgata Latina.
  6. Em inúmeros casos divisões são inexatas, bipartindo o texto e alterando a linha do pensamento. São utilíssimas na localização de qualquer fração do texto.
  7. Classificação dos livros. Os 66 livros estão classificados ou agrupados por assuntos, sem ordem cronológica. É bom ter isso em monte ao estudar a Bíblia, pois evitará muito mal entendido, especialmente na esfera da história, da profecia bíblica e do desenvolvimento da doutrina.

A classificação dos livros do Antigo Testamento, por assuntos, acima, vem da Versão Septuaginta através da Vulgata, e não leva em conta a ordem cronológica dos mesmos, o que para o leitor menos avisado, dá lugar a não poucas confusões quando o mesmo procura agrupar os assuntos cronologicamente.

O Antigo Testamento. Seus 39 livros estão divididos em 4 classes: LEI, HISTORIA, POESIA, PROFECIA. Os livros de cada classe são os seguintes:

  • LEI: 5 livros – de Gênesis a Deuteronômio. Esses 5 livros são chamados o Pentateuco. Tratam da Criação da Lei.
  • HISTORIA: 12 livros – de Josué a Ester. Contêm a história do povo escolhido: Israel.
  • POESIA: 5 livros – de Jó a Cantares. São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo e não por outra razão.
  • PROFECIA: 17 livros – de Isaías a Malaquias. Esses 17 livros estão subdivididos em dois grupos:
  • Profetas Maiores: 5 livros, de Isaías a Daniel.
  • Profetas Menores: 12 livros, de Oséias a Malaquias.

Os nomes “maiores” e “menores” referem-se ao volume de matéria dos livros e extensão do ministério profético. Na Bíblia Hebraica (o nosso Antigo Testamento), a divisão dos livros é bem diferente, como já falamos,

2 comentários sobre “A existência da Bíblia é um milagre de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *