As sete igrejas da Ásia

Estudo sobre Apocalipse João 1

As sete igrejas da Ásia

 
Título e assuntos do livro.

1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,

2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Dedicação às sete igrejas da Ásia

4 João, às sete-igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 5 e da parte de Jesus Cristo, e que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8 Eu sou "o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.  João em Patmos. A visão de Jesus glorificado. Mensagem às igrejas da Ásia 9 Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. 10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. 12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 13 e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. 14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. 16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. 17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como mortos; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último. 18 e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno. 19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer: 20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

 

V-1 REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.

  O Senhor começa aqui a revelar as coisas que irão cumprir, a respeito dos ultimo dias. Segundo certos teólogos Essa revelação aconteceu entre os anos 60 ou 65 depois de sua morte e ressurreição, e ascensão ao céu; desvendando três eventos futuros que virão; que serão: Tribulação, o triunfo de Deus sobre o mal, à volta de Cristo para reinar sobre a terra e o estabelecimento do reino eterno de Deus.

1.3 BEM-AVENTURADO AQUELE QUE LÊ. 

Começa aqui as sete "Bern-aventuranças" que temos no Apocalipse, (a) àqueles que lêem, (b) aquele que ouvem e aquele que, obedecem às coisas nele escritas. As outras seis, são bênçãos veja (14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7,14 (Lc 11.28). 

Apocalipse é um livro prático, de instruções morais, e espirituais também um livro que profetiza o futuro.

Temos o dever de ler e aplicar ele para o nosso viver moral e espiritual; amando mais e mais com esperança e fé. Acima de tudo, tal leitura deve nos levar cada vez mais perto de Jesus Cristo, com fé, esperança e amor. 

1.4 ÀS SETE IGREJAS.

 As sete igrejas da Ásia; (essa é uma região que  faz parte da Turquia ocidental).  É um grupo de congregações ou igrejas que estavam situadas nessa região, e representavam as igrejas de todos os tempos da era cristã. O número "sete" é representado por muitos teólogos como o número de Deus, ou o número da perfeição. 
  1.  5 ÀQUELE QUE NOS AMA, E EM SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS, 
    
    na verdade O Senhor veio fazer aquilo que o homem não pode fazer, que é livrar-se do fardo insuportável do pecado. O Senhor fez isto por noz na sua morte, derramando o Seu Sangue que purifica dos nossos pecados. 1 Jo 1. 7. As vestes brancas veja:  Ap 19.14; Ap 7. 13;  Ap 3.4; Ap 3. 5; Ap 3:5; Ap 7:9.
  2. 6 e nos fez reis e sacerdotes; 
  3. Aqui fala de qualificação para exercer função para Deus no Céu.
O verso 7, fala da segunda fase de  Sua volta.

O verso 8 Ele se identifica como o eterno não teve princípio, e não terá fim. Veja Is 9 6; Jo 1.3.

A partir do verso 9, a seguir João começa a explicar o sentido da visão.

1.13 O FILHO DO HOMEM. Esta expressão; (Cristo exaltado)sempre foi usada pelo Mestre veja Mr 14.21. Mt 12.8  Mr 2.28 Lc 6.5 Mt 18.11 Lucas 22.22 Jo 12.34., e foi ditas também pelo profeta Daniel (Dn 7.13; 10.5,16). 

1.16 SETE ESTRELAS. As sete estrelas representam os sete anjos, e todas as estrelas ou anjo ou mesmo pastor, representa a sua igreja diante de Deus. (ver v 20; Mt 18.10), Essa “espada de dois fios é a Palavra de Deus que é cortante não só o pecado do indivíduo, mas corta também as igrejas que não faz a vontade de Deus, condenando-as ao juízo (3.14-22)”. 

1.19 AS COISAS QUE TENS VISTO.

 Aqui temos um vislumbre do livro: As coisas que são (caps. 2,3);e as que estão para acontecer  no futuro. 4-22). 

5 comentários sobre “Estudo sobre Apocalipse João 1

  1. Muito obrigado Ivair Xavier, obrigado a todos; vossos comentário são muito importante para mim. deixa sua opinião de apoio ou critica, em que podemos melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *